Política também é coisa de criança

16:30 0 Comments A+ a-

Foto: Divulgação / Reprodução 



O país tem vivido nos últimos dois anos intensas discussões políticas e até quem se dizia alheio de alguma forma se envolveu nos debates.

Independente do posicionamento político seja qual for o lado os temas se desdobram em discussões, que acabam invariavelmente atingindo às crianças que ficam sem saber o que acontece, e principalmente como acontece.

Explicar para os pequenos alguns assuntos pode ser complicado para os adultos, e cada vez mais as crianças fazem perguntas, querem tomar partido, se posicionarem.
A literatura é usada como apoio para a compreensão do mundo na educação de crianças, mas para alguns assuntos são escassas as opções na prateleira.

De olho nessa lacuna, a editora Boitempo através do seu selo infantil Boitatá, lança a coleção “Livros para o Amanhã”. Os temas são trazidos para as crianças de forma lúdica e divertida, sem deixar de lado seu caráter educador.

A coleção foi lançada na Espanha entre 1977 e 1978, nos primeiros anos de abertura política no país. Apesar de ser traduzida no Brasil quase 40 anos depois de lançada, os textos quase não foram editados, como explicam os editores da Boitempo logo na introdução de cada livro, a única modificação se deu em relação à pontuação, mas nada que interferisse no conteúdo dos textos.

Até agora foram quatro títulos lançados da coleção, “As Mulheres e os Homens”, “A Democracia Pode ser Assim”, “A Ditadura é Assim” e “O Que São Classes Sociais?”.




Com frases curtas, textos de fácil compreensão são indicados para leitores entre 8 e 12 anos, e ao final de cada livro há um texto explicando melhor o que foi abordado no livro, e contextualizando com o que vivemos hoje.

Também há um questionário breve, onde cada pergunta leva a criança a uma reflexão, para melhor compreender o tema de cada livro.

No “As Mulheres e os Homens”, a discussão é sobre igualdade de gênero, conquistas femininas, e diferenças no tratamento entre homens e mulheres. A questão comportamental, o tratamento diferenciado entre os sexos, é levantado de forma sutil pela ilustradora espanhola Luci Guiterrez, que teve o cuidado de até nas cores do livro ir além dos tradicionais rosa e azul.

Em “O Que São Classes Sociais?” do ilustrador Joan Negrescolor, as crianças são instigadas a discutir o porquê das diferenças sociais, como uns tem mais do que os outros, e de como isso pode ser mudado.

Os dois mais pertinentes ao nosso momento político atual A Democracia Pode Ser Assim”, “A Ditadura é Assim”, são excelentes leituras para compreender e discutir o noticiário local.

A Ditadura é Assim”, do ilustrador Mikel Casal explica ás crianças os perigos de viver uma ditadura. A importância em respeitar as diferenças ideológicas, e manter as discussões, que opiniões divergentes devem existir em uma sociedade justa.

“A Democracia Pode Ser Assim”, explica a importância da liberdade em sociedade, como se formam partidos políticos e a pluralidade de pensamentos.
A leitura faz com que as crianças pensem sobre a sociedade em que vivemos, e serve de apoio para explicar outros momentos da história do Brasil, ajudando assim que isso nunca mais se repita.



Links para o texto:

Link para o site da editora: http://www.boitempoeditorial.com.br/v3/

Links para os livros, na ordem em que são citados no texto:



http://www.boitempoeditorial.com.br/v3/Titulos/visualizar/455