Zootopia dá uma lição contra o preconceito

17:43 0 Comments A+ a-


Reprodução/ Divulgação


Zootopia: Essa Cidade é o Bicho, nova animação da Disney lançada no Brasil em 17 de Março de 2016 é dirigida por Byron Howard e Rich Moore. Com versão dublada por Monica Iozzi (Juddy Hopps) e Rodrigo Lombardi (Nick Wilde).

 A animação com gênero de comédia-aventura também é um filme para a família toda, desde os pequenos aos mais adultos, porém, há uma temática mais adulta quando comparamos, por exemplo com “O Bom Dinossauro”. A crítica social está muito evidente, são abordados temas como as diferenças entre os bichos e o preconceito entre predadores e presas, a corrupção dos cidadãos e o convívio de animais diferentes nos mesmos ambientes.

A produção foi auxiliada pelo diretor criativo John Lasseter, da Walt Disney Animation Studios, mostrando que você pode ser o quiser, porém os preconceitos ainda estão presentes, mesmo com os animais vivendo em uma certa harmonia.

Reprodução/ Divulgação

Juddy sempre teve isso na cabeça já que queria ser policial desde filhote, quando não existiam presas nessa área. Cresceu e formou -se na academia de polícia, quando chega à cidade se surpreende ao ser “discriminada” por ser apenas uma coelha e seus companheiros serem rinocerontes, elefante, onças e semelhantes. Enquanto estes ficam com trabalhos grandiosos e possivelmente perigosos, ela é reduzida a guarda de trânsito, onde aplicando multas conhece Nick Wilde, uma raposa, o animal mais temido pelos coelhos.

Ela descobre ter o preconceito dentro de si, mesmo tentando não aparentar. Todo esse preconceito que vem dos dois lados (predadores e presas) precisam ser superados, é basicamente assim que o desenrolar o filme acontece.

O roteiro é um misto de piadas que fazem o público rir e partes em que os fazem chorar. A história que traz algo praticamente real, em que estamos vivendo em diversas partes do mundo e no Brasil, em que toda semana há um motivo de preconceito, seja nas mídias sociais ou no seu próprio trabalho. Uma forma criativa de abordar um tema que está gerando muita polêmica.

Reprodução/ Divulgação
A música-tema  Try Everything é interpretada por Shakira para a animação e já está com mais de 27 milhões de visualizações no YouTube no filme é “cantada” por Gazelle, uma gazela popstar na cidade de Zootopia. A música simplesmente incetiva a não desistir e tentar de tudo. Em geral, a trilha sonora combinou e acompanhou os momentos do filme com êxito.
Reprodução/ Divulgação

São notadas as referências feitas para alguns filmes, mas as que sobressaem são para “O Poderoso Chefão” e a série “Breaking Bad”. Acredito que são usadas para aproximar o espectador, já que estão familiarizados com esses grandes sucessos e outros menos conhecidos.


A animação é de alta qualidade e a direção conseguiu tornar um assunto que talvez seja um pouco chato para as algumas pessoas, as críticas sociais, de uma forma legal, sem deixar o filme entediante. Para crianças muito pequenas, não deve ser tão chamativo como “O Bom Dinossauro”, mas apresentando este modelo para elas, crescerão entendendo o que é esse tipo de crítica social.